unidades tratamento de ar
Para se manter o ar comprimido em boas condições de uso, necessitamos de o tratar, utilizamos unidade de tratamento de ar.
A utilização desta unidade é indispensável em qualquer tipo de sistema pneumático, do mais simples ao mais complexo. Ao mesmo tempo em que permite aos componentes trabalharem em condições favoráveis, prolonga a sua vida.
Unidade tratamento de ar é composta por:
1- filtro
Filtragem das impurezas, incluído agua condensada, estas acumulam na parte inferior do filtro.
Os condensados deveram ser drenados antes de se atingir a marca máxima admitida pelo filtro, o elemento filtrante deve ser limpo ou trocado com regularidade.
2- regulador de pressão
Regulador de pressão mantem a pressão de trabalho constante, a pressão de entrada deve ser superior a pressão de saída, o manómetro indica a pressão de trabalho.
3- lubrificador
A lubrificação do ar comprimido é feita através do lubrificador que abastece os componentes pneumáticos, a lubrificação reduz as forças de atrito, protegem os elementos moveis contra desgaste e evitam corrosão.
Unidades tratamento de ar são modulares, sendo possível diversas combinações executáveis de uma forma simples e rápida, gama disponível desde 1/8” até 1”.